Encantos da Portuguesa Selvagem / Wild Wonders of Portuguesa

“Uau! Como é que não vi isto antes?”. Esta foi a minha reacção quando me sentei pela primeira vez encostada num daqueles sobreiros ásperos e vigorosos que compõem o montado da Quinta da Portuguesa.

(Antes de vos contar as minhas aventuras e descobertas, sou motivada a descrever-vos o cenário em que estas maravilhas acontecem, para que possam entrar no meu mundo.

A quinta da portuguesa, está situada entre a Moita e Palmela e é composta por várias zonas paisagísticas diferentes, facto que, acho eu, contribui para a variedade de espécies de fauna que aqui vêem, seja para residir ou apenas sazonalmente. Temos um montado de sobreiros, uma zona de planície, uma pequena várzea e, por fim, um eucaliptal. Os mais entendidos vão reparar que algumas espécies de flora foram introduzidas por nós, mas num outro post, irei por-vos a par disso, prometo!)

Fiquei maravilhada com  a vida que me rodeava, estava ali sentada, num sítio onde já tinha passado mil vezes, mas nunca tinha reparado. Nunca tinha parado, visto com “olhos de ver” e aperceber-me da quantidade de sons, de cores, de cheiros e movimentos. À medida que ia explorando, mais descobria e mais queria saber!  Com o tempo comecei a ganhar entusiasmo sobre a vida selvagem da Portuguesa e em geral, a fotografar, a desenhar e a estudar.

No final pensei: será que alguém desvendou este segredo? Existem mais como eu, interessados pela vida selvagem que nos rodeia diariamente?

Bem..não sei, até pode ser que haja! Resolvi escrever este blog e descobrir..

Aqui vou falar-vos da minha experiência com as casas-ninho e os comedouros que instalei no montado. Vamos seguir as aves mais de perto e ficar a conhecê-las, os seus hábitos as suas semelhanças/diferenças. O mesmo se passará com o resto dos “habitantes” da quinta que não têm penas, e tudo o resto que passar no meu caminho! Enfim, as mudanças na paisagem influenciadas pelas estações, o que há de novo e o que é constante.

Vou à descoberta de um mundo novo e se alguém por aí me quiser acompanhar, apanhe esta viagem!!

DSC_0322  DSC_0337 DSC_0650 DSC_0500 DSC_0724DSC_0564DSC_0415

DSC_0671 DSC_0394

“Wow! How didn’t I saw this before?” my reaction when I set down for the first time lining against one of those rough and vigorous cork trees that compose the farmstead of “Portuguesa”.

(Before I’m able to start telling you my adventures and discoveries, I’m motivated to portray the scenery in which this wonders occur, so that you can step into my world.

Portuguesa farmstead, is located between Moita and Palmela (near Lisbon, Portugal) and is composed by several landscape sections, fact that, I think,  contributes to the variety of species of fauna coming here either to reside or just seasonally. We have a cork tree woodland, a plain , one small lowland and at last an  area of eucalyptus.)

I was amazed with the life that surrounded me, sitting there, in a place where I had been a thousand times before and yet never had noticed. Never stopped, and really look around to see and realize the amount of sounds, colors, movements and smells. Has I was exploring, more did I found and more I wanted to know! Time passing I started to gain enthusiasm about Portuguesa wild life as well as in general, taking pictures, drawing and off course, studying.

In the end I thought to myself: had anyone else unveiled this secret? There’s more like me, interested in the wild life that surrounds us everyday?  Well.. I don’t know,  it may as well be someone out there! In the end, I decided to write this blog and find out..

Here I will tell you about my experience with the bird houses and feeders that I have installed in the cork woods. Let’s follow the birds more closely and get to know them, their habits their similarities / differences. The same will happen with the rest of the “inhabitants” of the farm that don’t have feathers, and everything else that crosses my way! Finally, changes in the landscape influenced by the seasons, what’s new and what is constant.

I’m going to discover a new world and if someone out there want to join me, take this trip !!

DSC_0610  DSC_0381 (3) - CópiaDSC_0486 DSC_1076 - CópiaDSC_0612  DSC_0761 DSC_0532DSC_0560 - CópiaDSC_0493DSC_0156DSC_0537DSC_1086

3 pensamentos sobre “Encantos da Portuguesa Selvagem / Wild Wonders of Portuguesa

Deixe uma Resposta

